domingo, 29 de janeiro de 2012

Ensinando Os Filhos Para a Vida


Ensinando Os Filhos Para a Vida



Por Pr. José Sérgio Ackel

A maior e mais bela tarefa que os pais podem ter, é a de ensinar, instruir, educar, e preparar seus filhos para a vida. A ordem de DEUS é que: 
“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”  Provérbios 22:6
Os educadores de hoje estão preocupados em ensinar as crianças, assim que alfabetizadas, a saberem como se conduzir em sua vida, preocupando-se com valores éticos, morais, ambientais e até financeiros. As crianças aprendem a comparar valores, ter noções de caro / barato, essencial / supérfluo, e dimensionar os gastos conforme a mesada recebida dos pais, sabendo que se gastarem tudo irão passar “duros” até o próximo crédito. Não poderão comprar o lanche na cantina, mas sim levar de casa.
A educação da criança começa pelo conhecimento da existência de um único DEUS, Criador de todas as coisas, e que o perdão dos pecados está em Jesus Cristo. Deve ser obediente e submissa aos pais e respeitosa com autoridades constituídas. Deve ser orientada a ter uma profissão, e a descobrir suas aptidões para o trabalho. Deve ser orientada a ser uma pessoa “boa”, “honesta”, “humilde” e cumpridora de suas obrigações. Deve temer o “mal” que está a sua volta, sabendo das consequências tristes que pode sofrer pela prática das coisas más.
Deve saber honrar ao pai e a mãe, porque é o primeiro mandamento com promessa de DEUS, e a recompensa é: “Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” (Ef 6:1-3)
Deve aprender a temer a DEUS, confiar na Sua Palavra Santa (Bíblia), amando e obedecendo a DEUS e ao Senhor Jesus Cristo.
Este é o caminho que a criança irá trilhar com passos firmes, com maturidade e sabedoria, e com certeza, até quando envelhecer estará andando nele.
“Constitui bom senso pressionar o selo sobre a cera enquanto ela ainda está mole” Arthur Jackson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos deixe seu comentário.