domingo, 15 de janeiro de 2012

As Noivas do Antigo Testamento e a Igreja de Jesus Cristo


As Noivas do Antigo Testamento e a Igreja de Jesus Cristo
“vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” Ap19:7b



Por PR. José Sérgio Ackel


A igreja é a noiva de Jesus Cristo e a união dos salvos com Ele, na glória, se chama bodas do Cordeiro.  Algumas noivas e esposas do Velho Testamento servem de tipo à Igreja, porque tem semelhança com ela na historia da formação, por exemplo:

- Eva (Gn 2:18-24) Foi feita para ser a esposa de Adão como a Igreja é a esposa do segundo Adão: Jesus Cristo. Foi criada a partir da costela tirada de Adão. A Igreja teve sua origem no sofrimento de Jesus que literalmente foi traspassado por uma lança de onde jorrou sangue e água. (João 19:34)

- Rebeca (Gn 24) O patriarca Abraão procurava uma esposa para seu filho Isaac, cujas bênçãos e riquezas seriam igualmente da esposa. O servo de Abraão encontra Rebeca e a convida para ser a esposa e herdeira desses bens, para isso precisava crer nas informações do servo. Ela creu e decidiu ir com ele, deixando sua terra, seus parentes e tudo que tinha ali. “Ela respondeu, irei. (vs 58). Assim é todo pecador que recebe o convite para crer em Jesus Cristo, que decide abandonar tudo para se encontrar com Jesus e formar a Igreja Gloriosa. É só dizer domo Rebeca: “Irei!

Raquel (Gn 29) A história de Raquel é diferente das outras . Para recebe-la, o noivo Jacó, Teve de sofrer humilhação e trabalho penoso. Jesus Cristo amou a sua Igreja e, para realizar seu propósito teve de enfrentar o sofrimento, receber o castigo exigido pela justiça; e finalmente levar a noiva glorificada. Raquel inspira o reconhecimento desse amor.

- Asenate (Gn 41:5) A historia de Asenate é o contrário da de Rebeca, que teve de decidir. Asenate simplesmente foi escolhida, Rebeca ilustra a parte que temos na salvação, a fé, a decisão. Asenate ilustra a parte de Deus, sua soberania. Ef 2:8

- Rute (Rt) Precisava de um remidor. Era necessário que alguém pagasse um preço para poder a herança voltar a família. Rute abraçou a religião de Deus, encontrando Boaz que resgatou a herança da família, e casando-se com Rute e nascendo-lhe um filho pelo qual Rute tornou-se ascendente de Jesus (Mt 1:5ª).

- Sulamita (Ct 6:13) Os judeus dizem que é uma alegoria do amor de Jeová. O noivo é o Messias, o Rei, e a noiva a nação israelita. Os cristãos dizem que o noivo é Jesus Cristo e a noiva é a Igreja. A maior necessidade do crente é pensar em Jesus Cristo, lembrando-se de seu amor, este poder nos une à sua pessoa e não suporta a separação. Geralmente nos esquecemos desse aspecto da nossa união com Cristo. Sulamita lembra a necessidade de avivamento do amor á Cristo.

Descrevendo o amor de Jesus Cristo para com a Igreja, o Espírito Santo usou a ilustração do amor conjugal. Os deveres conjugais são resumidos nas palavras: “mulheres, obedecei; maridos amai.” Conforme Efésios 5:23,25
(adaptado do livro “Sombras, Tipos e Mistérios da Bíblia –J L Melo –CPAD)
“ A questão ainda é a mesma: Você ama a Jesus?   O amor é a resposta para a apatia.”  Vance Havner

Um comentário:

  1. Ó Santa Igreja Mãe muito amada
    Que pelo Teu Esposo és imaculada
    Olhai pelos divinizados filhos teus
    E dai-lhes o santo amor de Deus

    ResponderExcluir

Nos deixe seu comentário.