segunda-feira, 18 de abril de 2011

“Desperta, tu que dormes!”

“Desperta, tu que dormes!”
Efesios 5:14


Por Pr. José Sérgio Ackel

Nada contra o cochilo gostoso, aquela “madorninha” ou “siesta”, depois do almoço. Esse chamativo é para despertar do estado de letargia e torpor espiritual em que muitos gostam de viver, uma verdadeira inação espiritual. DEUS chama á atenção para o perigo de se viver alheio á Sua vontade, seja por seguir as vãs filosofias e falsos ensinos religiosos deste mundo, ou por um estado de indolência moral, em que os absolutos e imperativos da Palavra de Deus são plenamente desprezados pelos homens. 
Este é o perigo em que o cristão pode incorrer em sua vida espiritual – “o de se comunicar com as obras infrutuosas das trevas (Ef 5:11), deixando-se levar sorrateiramente para a prostituição, impureza, avareza, torpezas, parvoíces ou chocarrices (Ef 5:3,4). Puxa, que palavras difíceis de se entender! Mas, podemos torná-las mais claras com a ajuda de um bom dicionário bíblico, vamos lá:
1-     Prostituição: adultério (sexo entre pessoas casadas, que não o seu cônjuge), fornicação (sexo entre pessoas solteiras com pessoas casadas ou não), meretrício (sexo levado como forma de trabalho);
2-Impurezas: todas as coisas que mancham a nossa reputação moral;
3- Avareza – desejo demasiado e sórdido de acumular riquezas;
4- Torpezas – Vergonhoso, obsceno, indecente, na maneira de falar e se vestir também;
5- Parvoíces: palavras tolas.
6- Chocarrices: Sãos palavras grosseiras, atrevidas, escárnio e ofensas a outra pessoa.
Assim este apelo para despertar, dirigi-se em primeiro lugar aos santos. Se o filho de Deus, predestinado a ser santo e irrepreensível, não vigiar, não orar, não estiver constantemente atento, ele adormece, deixa escapar o que já recebeu do Senhor, perde o zelo, não progride mais na vida de Deus, deixa de estar em Jesus, tornando-se morno. (Ap 3:16)
Vamos suplicar e lutar para jamais deixar acontecer este adormecimento em nossa vida espiritual. Ef 5:15-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos deixe seu comentário.