domingo, 7 de outubro de 2012

Prudência


“Prudência”



Por Pr. José Sérgio Ackel

“Todo aquele, pois que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.” Mateus 7:24


Prudência é uma das 4 (quatro) virtudes cardinais da fé cristã (Temperança, Justiça, Fortaleza e Prudência). Prudência é uma “virtude” que todos devem buscar e disciplinar-se á ela, para serem poupados de dissabores futuros.
Diz um ditado popular que: “A prudência é a mãe da segurança”. A prudência tem a ver com conhecimento , sabedoria e introspecção. Precisamos sempre adquirir conhecimento sobre vários assuntos, estar atento aos acontecimentos do dia a dia, por meio de jornais, revistas, etc. Precisamos ser sábios em fazer nossas escolhas para a vida: seja a vocação profissional, a empresa em que iremos trabalhar, aquisição de bens que vão constituir nosso patrimônio, poupança para estudos dos filhos, não gastar em supérfluos ou coisas que não necessitamos, nosso futuro cônjuge, na escolha de amigos (as), lugares para frequentar, cuidado com a língua, etc. Introspecção significa nosso exame intimo dos atos praticados (avaliação) para corrigirmos e certificarmos que de estamos no caminho certo.
Se a prudência tem o seu valor na vida material, imagine o que ela pode fazer na vida espiritual. Um “cristão” prudente irá buscar a cada dia conhecer melhor ao seu Senhor e Salvador Jesus Cristo, o que ele espera que seja feito, porque ele sabe que Jesus é o seu Senhor, e que ele não passa de um humilde servo (escravo) remido pelo sangue de Cristo. Irá agir com sabedoria, baseando-se nos ensinos de Jesus e do Senhor DEUS através da Bíblia. Terá o hábito da introspecção para examinar-se de contínuo, descobrindo aonde pecou, como e por que pecou, para então confessar seus pecados ao seu Senhor, Jesus, para ser perdoado.
Ser prudente é dar “ouvidos” á quem nos ama e quer o nosso bem. Dar “ouvidos” significa aceitar á verdade dita, com temor e reverencia, e pratica-la.
“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos” Salmo 128:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos deixe seu comentário.