domingo, 20 de maio de 2012

TRITSCH-TRATSCH POLKA


TRITSCH-TRATSCH POLKA



Por Pr. José Sérgio Ackel
Esta expressão, numa tradução imperfeita, significa “fofoca”, obra musical composta por Johan Strauss Filho. Uma música e dança extremamente ligeira e movimentada.

Uma “fofoca” tem a velocidade da luz, causa um efeito devastador por onde passa. Difama, denigre e humilha a pessoa alvo da mesma. Ela está presente em todos os lugares: em casa, no trabalho, na escola, na rua, na igreja, etc. Ela lança dúvidas sobre a honestidade, fidelidade, integridade de uma pessoa. Diz um ditado que uma “fofoca” é como uma pena deixada na porta de uma pessoa. Ao ser soprada pelo vento ela percorre milhares de casas e, quando for necessário reparar ou corrigir o que foi dito torna-se impossível recolher esta pena, pois não se sabe até aonde ela viajou.
Como os cristãos devem agir com respeito á fofoca. A “fofoca” pode ser uma inverdade ou uma verdade desnecessária de ser dita. Geralmente é um comentário maldoso, e fruto da nossa ignorância sobre o assunto ou o porque de tal acontecimento. Deus assim disse em Tiago 3:10 “De uma mesma boca procede benção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.” Em Colossences 3:8 “Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” Você já foi prejudicado ou ofendido por uma fofoca dita a seu respeito? Você já prejudicou alguém, ofendeu ou gerou um mal entendido por uma fofoca ou palavra impensada sua? A pior reputação que uma pessoa pode ter é a de ser “mexeriqueira”. Acontece nas reuniões familiares, nas praças, corredores, nos quartos, no telefone, e-mails, torpedos, sms, e outros. Provérbios 18:8 diz: “As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados”,  10:19 – “Na multidão de palavras não falta pecado” – O cristão deve ser como é dito em Provérbios 8:8 “São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida”
Se você está descontente ou discorda de alguma coisa; quer conseguir algo da sua vontade, não se utilize da “fofoca”. Não fale mal de ninguém, nem comente nada que você viu ou ouviu. Não se permita ficar “irado” ou concordar com alguém contra uma outra pessoa. Repreenda o “mexeriqueiro”, faça a fofoca morrer com você. O fofoqueiro fala de outra pessoa com você, e depois vai falar o que você falou para os outros. SEJA FIEL Á DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos deixe seu comentário.