sábado, 26 de maio de 2012


QUANTO VALE UM PRATO DE GUISADO DE LENTILHAS?
Hebreus 12:16



Por Pr. José Sérgio Ackel

Uma promessa e bênção futura ou, uma necessidade material satisfeita agora? Estas são as lições que aprendemos com Esaú e seu irmão Jacó, filhos do patriarca Isaque. Esaú era o primogênito, tendo nascido primeiro que Jacó, ambos nascidos gêmeos. Por direito o filho primogênito herdava a bênção e herança de seu pai. Ao filho primogênito cabiam os direitos de primogenitura, como dupla herança (Dt 21,17), supremacia entre os irmãos e chefia da família (Gn 27,29.40; 49,8).
Ser o primogênito significa uma ocupar posição de grande responsabilidade, a a sua herança tem um valor moral e espiritual inestimado.
Esaú era um homem perito em caça, homem do campo. E após voltar de uma empreitada, exausto e com fome, encontra seu irmão Jacó que tinha preparado um guisado com lentilhas, com um caldo vermelho, apetitoso e de aroma deliciosamente saboroso. Esáu pede ao irmão que lhe dê o prato de guisado de lentilhas, ao que Jacó impõem uma condição; a de “vender-lhe’ o direito de primogenitura. (Gn 25:31), ao que Esaú concorda prontamente, dizendo:  “E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” (Gn 25:32-34).
Desprezou uma dupla herança, de inestimável valor espiritual e moral, para satisfazer uma necessidade material momentânea.
Esaú é um “tipo” do homem (mulher) que, quando se depara com uma necessidade material, ou algo que precisa satisfaze-lo (a) momentaneamente, nesta vida, rejeita e despreza  a herança espiritual oferecida pelo Senhor Jesus Cristo.
Na Epistola aos Hebreus, capitulo 12, versículos 16 e 17, Esaú é descrito como uma pessoa “devassa” e “profana”. Devassa é a pessoa imoral, libertina e obscena, e “Profana” é a pessoa que desrespeita o que é sagrado, que não pertence á nenhuma religião. Aqueles que um dia professaram a fé em Cristo e na Palavra de Deus, e depois as desprezam, apostatando-se, são como Esaú: “devassos” e “profanos”, renunciando á graça salvadora de Deus, em Cristo Jesus, pelos prazeres do mundo e da carne oferecidos por Satanás.
“Vede que não rejeiteis ao que fala....que é dos céus...por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente e piedade. Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.” Hb 12:25-29.
“Este mundo é nossa passagem, não nossa porção.”    Matthew Henry

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos deixe seu comentário.