quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PATAMARES DA IDADE

PATAMARES DA IDADE

Salmo 90:12 – “Ensina-nos a contar nossos dias.”
Os dias da nossa vida chegam á 70 anos e alguns pela robustez a 80.



Assim diz o verso 10 deste salmo (oração de Moisés). Podemos exemplificar nossa vida nos seguintes patamares: (01) de 5 a 25 anos; (02) 30 a 50 anos; (03) de 55 a 75 anos; e (04) de  80 a 100 anos. No primeiro patamar, após os cinco anos inicia-se um mundo de aprendizado – pré-escola á faculdade – pelo alfabeto até os mistérios da ciência, descoberta da vocação profissional.  No segundo patamar vamos conquistando ou galgando os mais diversos postos de trabalho na carreira profissional. No terceiro patamar vamos nos acomodando com o acumulo de experiências e sabedoria adquirida ao longo da carreira profissional (maturidade).  E, no quarto patamar é o olhar para o futuro que nos aguarda, contemplamos os filhos galgando os mesmo patamares, os netos que vem chegando, o repouso de uma vida de lutas, batalhas e sacrifícios No final do quarto patamar (100) anos teremos vivido 36.000 dias. E o propósito de cada dia vivido não é acumular conhecimento, dinheiro, bens materiais ou dias felizes, mas sim alcançarmos um coração sábio. Contar nossos dias, a meu ver, significa que a cada um deles tivemos uma experiência diferente, problemas e situações diferentes para resolver, e pudemos vencer graças aos ensinos recebidos do SENHOR DEUS.
Então eu posso recordar (contar) cada dia passado, e reconhecer que como pela graça de DEUS pudemos chegar até ao dia de hoje (21/08/2011). Da mesma forma como Moisés era ensinado diretamente pelo SENHOR, nós também podemos ter o mesmo privilégio através dos Ensinos Sagrados da Bíblia. A cada patamar vencido podemos nos valer das instruções do SENHOR. No primeiro temos: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele – Pv 22:6”; No segundo: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detêm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores – Sl 1”.  Cada dia é para ser vivido no temor do SENHOR, em alegria, adoração e louvor. Devem ser vividos com decência, honestidade, compaixão, e espírito perdoador. Começar a contar nossos dias, com orgulho e alegria, é possível a partir da nova vida que DEUS nos dá em Jesus Cristo, em que nossos pecados são perdoados, e o nosso espírito pode voltar-se para compreender e aceitar á vontade de DEUS. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2Co 5:17). Quando você estiver passando pelos dias do 3º e 4º patamares, quais serão as suas lembranças, memórias? Que sejam aquelas que DEUS te ensinou a contar! Amém.

“Os últimos dez anos de vida são os melhores, porque estamos mais livres das ilusões e mais cheios de experiencia.” Benjamim Jowet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos deixe seu comentário.