sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CADA DISPENSAÇÃO A SEU TEMPO

CADA DISPENSAÇÃO A SEU TEMPO




Em termos de DEUS costumamos falar de eternidade passada, a presente e a futura. DEUS é antes de qualquer eternidade. Eternidade é a duração de algo que não tem princípio nem fim. “Bendito seja o SENHOR Deus de Israel, de eternidade a eternidade. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao SENHOR.” (I Cr 16:36)
Na presente eternidade, com o advento da Criação (Gênesis), o Senhor DEUS estabeleceu uma revelação progressiva da Sua vontade, e da concessão do Seu favor para com os homens, que são conhecidas e identificadas como “dispensações”. Uma dispensação é o período de tempo durante o qual os homens são provados a respeito da obediência e servir a certa revelação da perfeita e soberana vontade divina. São conhecidas e reveladas por meio das Escrituras em número de 7 (sete); a saber:
     I.        A dispensação edênica – Vai desde a criação do homem, em perfeita pureza (não inocência), pleno livre arbítrio, (domínio de sua vontade) num ambiente perfeito (Éden), tendo sido instruído sobre o perigo e a consequência da desobediência, caiu e foi expulso do paraíso. (Gn 2:7 – 3:24).
   II.        A dispensação antediluviana (consciência humana) – A raça humana, agora expulsos do Éden, conhecedores do bem e do mal seguiam a direção do seu coração. Mas corromperam-se a tal ponto (Gn 6:5, 12, 13) que a dispensação findou com o dilúvio. (+ ou – a população de hoje 7 bilhões de pessoas).
 III.        A dispensação pós-diluviana (governo humano) A partir do diluvio até a dispersão humana (torre de Babel) (Gênesis 11:9).
IV.        A dispensação patriarcal – A escolha de Deus, sobre uma família Abraão, que vai da sua chamada (Gn 12) até ao êxodo do Egito (Êx 13);
  V.        A dispensação da lei – Moisés incumbido de trazer o povo á terra prometida, lhes dá a lei e os mandamentos do Senhor, para que sejam santos. Que vai do Monte Sinai ao Monte Calvário. (Colossenses 2:14).
VI.        A dispensação da igreja (da graça) – João 1:17 – Esta dispensação estende-se a partir da crucificação de Cristo, inicio e até a apostasia da igreja, culminando com a segunda vinda de Cristo. (Mt 24:37-39);
VII.        A dispensação do Reino Milenar (plenitude dos tempos – Ef 1:10)) – Com o cumprimento final das demais profecias do Velho Testamento – o reino de Davi (2Sm 7:8-17; Lc 1:31-33; I Co 15:24)
A partir daí temos o início da eternidade futura – Novo céu e nova terra –(II Pedro 3; Ap 20) Cada dispensação é marcada por uma prova de obediência dos homens para com Deus. Em cada uma delas os homens têm falhado e desprezado a oferta feita por Deus de salvação, por meio de sua desobediência. Hoje, nesta presente dispensação da igreja, a oferta de DEUS para a salvação do homem é “crer na mensagem do evangelho”, e seguir, servindo fielmente ao Senhor Jesus Cristo. Você já tomou esta importante decisão em sua vida? Está seguindo a verdade de Cristo? Está sendo fiel aos seus mandamentos? Se ainda não, creia no Senhor Jesus e na Sua palavra da Verdade eterna (Bíblia), e seja salvo.

“O plano de Deus para a salvação não é uma decisão para remediar uma situação; ela antecede a obra da criação.” J.A.Motyer    (tomada na eternidade passada!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos deixe seu comentário.