domingo, 4 de novembro de 2012

ECCE HOMO - João 19:5


ECCE HOMO - João 19:5



Por Pr. José Sérgio Ackel

Essa é uma expressão latina que significa “eis o homem”, usada por Poncio Pilatos quando apresentou o Senhor Jesus ao público. Esse tema tem aparecido em muitas referências literárias e pinturas, exibindo os sofrimentos de Cristo. A pretensão de Pilatos, quando apresentou Cristo com a coroa de espinhos, corpo flagelado e ensanguentado pelos chicotes e o manto púrpura, era ridicularizar e menosprezar a acusação que estavam fazendo, dizendo que Jesus era o rei, e que Ele não apresentava perigo algum contra Roma. Reafirmando o que havia dito anteriormente: “não acho nele crime algum”. Entretanto, depois de interrogar novamente o Senhor Jesus, sem obter resposta de onde ele era, levou-o para fora e disse: “Eis aqui o vosso Rei.” E todos gritaram em alta voz: “Crucifica-o, crucifica-o.”
- Não temos rei, senão Cesar. (19:15). O apóstolo João, no seu evangelho, chama a atenção nessas palavras “Ecce homo”, pois aqui está o Homem mostrando a sua glória divina mesmo na humilhação e sofrimento que estava passando.
O que sentimos quando ouvimos estas mesmas palavras “eis o homem”, e caminhamos junto com Ele, levando a pesada cruz, até o monte Caveira (Gólgota) para, levantado nela, morrer poucas horas depois. Eis o homem significa; Aqui está o Filho de Deus, em forma de homem, que estava exercendo o ofício de Profeta, Sacerdote, Redentor, que iria dar a sua vida, santa e justa, em troca da de um miserável e pobre pecador (a minha vida). Os homens que fazem negócios escolheram o dia 15 de julho como o dia do homem, talvez nesta data os homens, e mulheres também, possam meditar nesta frase ”Ecce homo”, olhando para Jesus Cristo como seu salvador pessoal, arrependendo-se de nunca ter tido este sentimento antes, aceitando-o como seu único e suficiente Salvador.
Muitos naquele dia, covardemente, disseram “não temos rei senão Cesar”, pois este mesmo Cesar, anos depois, perseguiu, matou a muitos, e destruiu o Templo em Jerusalém. Tenha coragem, olhe para o seu interior, reconheça que Jesus Cristo é o único que pode te salvar, perdoar seus pecados, te dar a vida eterna, no céu.
Eis o homem, eis a sua oportunidade, CREIA de coração, no evangelho de Cristo.
DEUS diz “hoje”; o diabo diz “amanhã”. Basílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos deixe seu comentário.