domingo, 4 de novembro de 2012

O VERDADEIRO TESOURO


O VERDADEIRO TESOURO
Texto: I Timóteo 6



Por Pr. José Sérgio Ackel
Introdução:
De uma maneira geral descobrimos aquilo que é de maior valor para nós tarde demais. Lamentamos ter gasto a maior parte do nosso tempo correndo atrás das coisas materiais deste mundo, e reconhecimento pessoal que no fim perdem a razão e a importância para nós. É o arrependimento dos pais que negligenciaram a educação, o estar junto para incentivar, apoiar, orientar no crescimento em maturidade dos filhos, para que eles possam fazer escolhas sábias em suas vidas. O arrependimento dos filhos que não tiveram o devido cuidado pelos pais, e muitas outras coisas.
Por isso a Palavra de Deus nos mostra o verdadeiro tesouro e a forma como devemos viver:

1-    Contentamento – vs 6-10;
2-  Vida eterna – vs 11-12
3-  Contemplar o Senhor =- vs 13-16
4-  Boas-obras – 17-19.

Conclusão:
Para podermos compreender a relevância do “verdadeiro” tesouro precisamos projetar nossa vida daqui a 100 anos, e avaliar em tudo que despendemos de tempo, recursos financeiros, posses de bens materiais, status, etc. e perguntar o que realmente tem importância agora?
As coisas que nos levam ao verdadeiro tesouro estão presentes na igreja que frequentamos, na Bíblia que temos em mãos, no ensino e orientação que recebemos dos líderes espirituais, nas decisões baseadas na vontade soberana de DEUS.
O caminho ao verdadeiro tesouro passa pela verdade, integridade de caráter e honestidade.

“Peça ao Senhor que faça de sua vida uma glória para ele, um perigo para o diabo, uma força para sua igreja e um testemunho para o mundo.” F P Wood

“O objetivo de nossa vida não é agradar a nós mesmos, mas, sim, agradar a Deus.”  Matthew Henry

A Bíblia, fiel, faz 400 anos de preservação de DEUS!


A Bíblia, fiel, faz 400 anos de preservação de DEUS!



Por Pr. José Sérgio Ackel

A maior luta enfrentada por aqueles que querem conhecer e obedecer a verdade de DEUS, é a apresentação de uma mentira, ou meia verdade, em cima da boa palavra e vontade de DEUS. Esta luta começou no Jardim do Éden, com Adão e Eva. O pai da mentira, Satanás, que conquistou a terça parte dos anjos para rebelaram-se contra Deus e passarem a servi-lo em seus propósitos malignos (Ap 12), adulterou as palavras que DEUS havia dito para Adão (Gn 3), fazendo com que eles dessem á luz o desejo de desobedecerem a ordem dada, para aceitarem a mentira dita por Satanás, de que eles não morreriam e seriam como DEUS, sabendo o bem e mal (Gn 3:4,5). Seu intento é sempre o mesmo: adulterar a Palavra de Deus, levando os homens, pelo desejo de seus corações, a pecarem contra DEUS e sua Palavra (Bíblia). No ano de 1604, na Inglaterra, foi sugerido uma nova tradução da Bíblia em inglês, que foi prontamente atendida pelo rei James (Tiago) I. Em junho de 1604 reuniram-se 54 homens, fortemente convictos da inerrância e autoridade das Escrituras, sendo que John Bois lia o Velho Testamento no Hebraico com apenas 5 anos de idade, e aos 6 já escrevia nesta língua com muita propriedade. Era também especialista em todas as formas da língua grega. Sir Lancelot Andrews falave fluentemente 15 idiomas orientais. Deste grupo foi dito o seguinte: “É quase certo que nenhum outro grupo de estudiosos da Bíblia existiu antes ou depois desse grupo foi tão completamente apto para a tarefa de tradução da Versão do Rei James.”, a pesquisa e estudos os fizeram retroceder até as cópias fiéis dos manuscritos originais em hebraico e grego. Fizeram este trabalho seguindo o princípio de Prov. 30:5-6 “Nada acrescentes às Suas Palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” Como era de esperar, em 1881, dois teólogos se passando por conservadores (mentiram) editaram o texto Westcott-Hort baseado em textos sem a menor credibilidade, tirados do lixo de onde iriam para o fogo (Códex B e Sinaiticus) que diferem entre si em 3.000 vezes só nos Evangelhos, e 9.970 palavras (7%) do utilizado na versão King James. Quando comparado o TR com os manuscritos gregos (5,255), preservados e disponíveis para nós hoje, vemos que 99% (5.210) concordam com o TR, e apenas (45) menos de 1% concordam o texto de WH. A técnica usada para tradução da Bíblia King James foi a equivalência verbal e formal, significando isso fidelidade ao texto original. As versões modernas baseadas no texto WH usam a técnica da equivalência dinâmica, quer dizer que está em movimento e mutação progressiva, que nada mais é do que a velha e conhecida artimanha de Satanás de dar ao ser humano o direito de adicionar, subtrair e modificar ao seu bel-prazer e interesse a santa, pura, perfeita e IMUTAVEL Palavra de DEUS. O inimigo de DEUS, desde o Éden, quer acabar com a Palavra de DEUS, queimando-a durante os seculos passados, ridicularizando, usando um texto parecido, mas falso, seguindo o seu intento eterno.
A responsabilidade dos verdadeiros cristãos é procurar saber e identificar todo erro contra a Palavra de DEUS, rejeitando o falso, o irreverente, e todo intento maligno desta geração de homens apóstatas da sã doutrina., senão você não tem parte com DEUS. Rejeite e denuncie o erro destas versões espúrias (NVI e tantas outras 70), não seja cumplice com o príncipe das trevas, pois não ignoramos seus desígnios nem o seu fim eterno no lago de fogo e enxofre (inferno), aliás uma palavra ausente nos referidos textos. Compare Mc 9-44-46 da Almeida Corrigida Fiel com as versões espúrias.

A Minha Igreja


A Minha Igreja


Por Pr. José Sérgio Ackel

A minha igreja ficava no bairro de Santana. Era apenas uma casa adaptada para receber os irmãos, tínhamos 02 fileiras de bancos de madeira, marrons, que acomodava mais ou menos 45 pessoas. Nosso culto de adoração era no domingo de manhã, começando às 09h00m, com a Escola Dominical. Nesta hora o sol começava a entrar pela janela, trazendo calor gostoso e um cheiro agradável e fresco vindo do quintal. Na verdade era aonde o pastor também morava com a sua família. Nossos encontros e reuniões assemelhavam-se a “encontros de família” aonde éramos acolhidos com muito amor e interesse. Como éramos recém-convertidos até os adolescentes manejavam com mais desembaraço a Bíblia do que nós. As aulas da Escola Dominical eram tiradas diretamente da Bíblia, sem revistas, livros ou apostilas. Não usávamos nenhum instrumento musical, apenas o canto congregacional (capela). Éramos todos uma mesma família em Cristo Jesus. As crianças e jovens eram obedientes e alegres. Nosso pastor era como um irmão mais velho, sempre nos orientando biblicamente, sério para com a Palavra de Deus, jamais permitiu modismos na igreja, muito menos qualquer método para o crescimento da igreja, a não ser a pregação bíblica e o anúncio do evangelho do Senhor Jesus Cristo. Ele diz que “Deus não unge métodos, mas pessoas”. Sempre procurou manter as qualificações necessárias de um presbítero e homem de Deus. Sempre foi íntegro, honesto, verdadeiro, nunca usava de hipocrisia, paciencioso, apto para ensinar e admoestar biblicamente a todos. Humilde e despretensioso para com os valores mundanos, nunca almejou fama ou reconhecimento pessoais, apenas fazer a “boa obra do evangelho”. A ceia era celebrada a cada domingo, com reverência e gratidão á Deus. Nossas ofertas e contribuições eram feitas com liberalidade e profunda alegria. As senhoras mais velhas nos tratavam com carinho, como á filhos. O culto sempre realizado biblicamente, com a pregação da Palavra, ceia, orações, e ofertas. A minha igreja marcou profundamente nossas vidas, um verdadeiro marco de vida, tal como antes de Cristo e depois de Cristo, nosso pastor, um exemplo a ser seguido. Somos profundamente gratos á Deus pela salvação e nos ter colocado no corpo de uma igreja verdadeiramente bíblica.
AME AO SENHOR JESUS CRISTO, A PALAVRA DE DEUS, SUA IGREJA, SEU PASTOR, LUTE PELAS VERDADES BIBLICAS E PRESERVAÇÃO DE VERSÕES FIEIS AOS MANUSCRITOS FIEIS QUE DERAM ORIGEM A VERSÃO KING JAMES, QUE COMPLETA AGORA 400 ANOS DE EXISTENCIA E PRESERVAÇÃO DIVINA.
“Nada temas das coisas que hás de padecer....Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” Apocalipse 2:10

Josué, um homem de fé e coragem


Josué, um homem de fé e coragem
Texto: Josué – Capitulo 1



Por Pr. José Sérgio Ackel

Introdução:
Josué, filho de Num, era conhecido por Moisés muito antes de ser escolhido como seu sucessor. Seu nome era Oseias, mas foi mudado por Moisés para Josué, que significa “Yahweh é a salvação” (Nm 13:16).
Josué servia á Moisés, e estava sempre ao seu lado, tendo inclusive subido ao Monte Sinai com ele (Ex 24:13).
Josué foi o guerreiro que levou o povo á vitória, quando lutou em favor de Moisés (Ex 17:8-13). Foi um dos doze espias enviados para conhecer Canaã Dez deles voltaram com um relatório negativo, que seria impossível o povo conquistar a terra. Somente Josué e Calebe disseram que o lugar era bom e possível de ser conquistado dizendo: ”e o Senhor é conosco não temais” (Nm 14:9). O Senhor Deus dá a Josué

Três tarefas a cumprir, como sucessor de Moisés:
1-    Fazer o povo herdar a terra dada em juramento aos pais - Js 1:6
2-  Fazer conforme toda a lei dada por Moisés – Js 1:7
3-  Meditar dia e noite em tudo quanto “está escrito” – Js 1:8
Duas promessas:
1-    Como fui com Moisés, assim serei contigo – Js 1:5
2-  O Senhor teu Deus é contigo, por onde queres que andares – Js 1:9
Um requisito:
1-    Esforça-te e tem bom ânimo  - Js 1:6,7 (muí) ,9
Dt 31:6,7,23  

Conclusão:
Os feitos de Josué foram notáveis, realizando as mesmas obras que Moisés e passando pelas mesmas experiências com o povo. Abriu caminho a pés enxutos através do rio Jordão, conquistou cidades, estabeleceu ordem entre o povo, e realizou a distribuição das terras entre as tribos, do povo de Deus.
O livro de Josué está para os cinco livros de Moisés, assim como o Livro de Atos está para os quatro evangelhos. É um livro de transição, até Moisés Deus falara através de sonhos, visões e ministérios de anjos. Agora aponta o Livro da Lei, escrito por Moisés, e o povo é exortado a dar ouvidos à voz de Deus, por meio desse livro. Js 1::8. Tipos que encontramos:
1-    Canaã um tipo de vida mais elevada – ganha através da luta espiritual Rm 7:23
2-  Cananeus – nossos inimigos espirituais – Ef 6:12
3-  A luta de Israel – Um tipo de luta da fé – I Tm 6:12
4-  O descanso de Israel –Após a conquista Js 11:23 x Hb 4:9 (da alma)
5-  Cananeus parcialmente subjugados – pecados persistentes Hb 12:1
“Tão-somente esforça-te e tem muí bom ânimo” Js 1:7

Onde Você Vai Passar A Eternidade?


Onde Você Vai Passar A Eternidade?



Por Pr. José Sérgio Ackel

Nestes últimos trinta anos, muitos são privilegiados pela facilidade da globalização. Os jovens têm ao seu alcance uma gama de boas escolhas para o seu futuro. Os já idosos com mais de 60 tem boas oportunidades com a melhora da qualidade de vida, e facilidades em viajar para outros países, realizando sonhos considerados impossíveis. Os jovens, se esforçando, já conseguem ter o seu próprio carro e casa (apto) também, o que antes era impossível antes dos 40.  Você pode planejar o que realizar, e ter condições de alcançar o sonho desejado em pouquíssimo tempo. Mas, muito mais importante do que qualquer sonho ou plano de realizações nesta vida, é decidir-se aonde passar a eternidade. Diante da pergunta: “se você morresse agora, para onde iria seu espirito?” a esmagadora maioria diria “não sei.”; “não tenho certeza”. Talvez seja muito cedo para preocupar-se com esta questão tão importante, e pela falta de tempo e interesse você esteja adiando para o “amanhã”.
Bem pode ser que você esteja seguindo a religião de seus pais, e nunca ter parado para pensar que esta é uma decisão única que deve ser tomada exclusivamente por você. É razoável também supor que sua opção espiritual não responda satisfatoriamente esta pergunta. Para ajudá-lo a pensar nesta questão, o evangelho do Senhor Jesus Cristo nos leva a refletir que:
1-              “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus te leva ao arrependimento? Romano 2:4
2-             “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” Romanos 3:24
3-             Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça” Romanos 11:6
Quem te leva a refletir neste assunto é o próprio DEUS, porque Ele sabe da sua dificuldade em se preocupar com esta questão agora (hoje).
Ele sabe da sua dificuldade em aceitar e entender a questão da salvação, por isso Ele age por meio do seu amor e bondade, juntamente com Seu Filho, Jesus, que se dispôs a morrer pelos seus pecados naquele dia em foi crucificado por ordem de Poncio Pilatos.
DEUS quer que você entenda, através do evangelho, o quão grande é o amor que Ele tem por você, apesar de todos os seus pecados. Ele quer que você se preocupe realmente aonde vai passar a eternidade.
Ele quer que você, por meio do evangelho, saiba por que e por quem Cristo precisou morrer em uma cruz lá monte Caveira (Gólgota).
Em resposta a tão grande amor, Ele pede apenas que você creia sinceramente na verdade do evangelho de Jesus Cristo, e crendo seja salvo. (Atos 16:30-32),  e responda com toda convicção onde irá passar a eternidade.
“Na criação, Deus nos mostra sua mão; na salvação, o seu coração.” Anônimo
“A essência do pecado é a arrogância; a essência da salvação é a submissão”. Alan Redpath

ECCE HOMO - João 19:5


ECCE HOMO - João 19:5



Por Pr. José Sérgio Ackel

Essa é uma expressão latina que significa “eis o homem”, usada por Poncio Pilatos quando apresentou o Senhor Jesus ao público. Esse tema tem aparecido em muitas referências literárias e pinturas, exibindo os sofrimentos de Cristo. A pretensão de Pilatos, quando apresentou Cristo com a coroa de espinhos, corpo flagelado e ensanguentado pelos chicotes e o manto púrpura, era ridicularizar e menosprezar a acusação que estavam fazendo, dizendo que Jesus era o rei, e que Ele não apresentava perigo algum contra Roma. Reafirmando o que havia dito anteriormente: “não acho nele crime algum”. Entretanto, depois de interrogar novamente o Senhor Jesus, sem obter resposta de onde ele era, levou-o para fora e disse: “Eis aqui o vosso Rei.” E todos gritaram em alta voz: “Crucifica-o, crucifica-o.”
- Não temos rei, senão Cesar. (19:15). O apóstolo João, no seu evangelho, chama a atenção nessas palavras “Ecce homo”, pois aqui está o Homem mostrando a sua glória divina mesmo na humilhação e sofrimento que estava passando.
O que sentimos quando ouvimos estas mesmas palavras “eis o homem”, e caminhamos junto com Ele, levando a pesada cruz, até o monte Caveira (Gólgota) para, levantado nela, morrer poucas horas depois. Eis o homem significa; Aqui está o Filho de Deus, em forma de homem, que estava exercendo o ofício de Profeta, Sacerdote, Redentor, que iria dar a sua vida, santa e justa, em troca da de um miserável e pobre pecador (a minha vida). Os homens que fazem negócios escolheram o dia 15 de julho como o dia do homem, talvez nesta data os homens, e mulheres também, possam meditar nesta frase ”Ecce homo”, olhando para Jesus Cristo como seu salvador pessoal, arrependendo-se de nunca ter tido este sentimento antes, aceitando-o como seu único e suficiente Salvador.
Muitos naquele dia, covardemente, disseram “não temos rei senão Cesar”, pois este mesmo Cesar, anos depois, perseguiu, matou a muitos, e destruiu o Templo em Jerusalém. Tenha coragem, olhe para o seu interior, reconheça que Jesus Cristo é o único que pode te salvar, perdoar seus pecados, te dar a vida eterna, no céu.
Eis o homem, eis a sua oportunidade, CREIA de coração, no evangelho de Cristo.
DEUS diz “hoje”; o diabo diz “amanhã”. Basílio