quinta-feira, 17 de março de 2011

TEMPO DE SABER

TEMPO DE SABER

Por Pr. José Sergio Ackel

Na língua grega a palavra “tempo” tem sentidos diferentes por meio dos substantivos “chronos”, “kairos” e “hora”, empregados com a designação especifica para cada ocasião.
Chronos é empregado para designar um “espaço de tempo”, seja breve (Mt 2:7; Lc 4:5)ou longo (Lc 8:27; 20:9), ou uma sucessão de tempos menores (At 20:18) ou maiores (Rm 16:25- eternos). Kairos significa primariamente “medida de vida”, e para tempo significa um período fixo ou temporada, ás vezes “um tempo oportuno”. Posso considerar o período de vida neste mundo.
Sendo assim, conforme At  1:6-7; o Senhor Jesus respondeu aos seus discípulos que não lhes competia saber “os tempos” (chronos) e “as estações” (kairos) que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder, com referencia á segunda vinda do Senhor Jesus Cristo e o inicio do seu reino milenar, segundo as profecias ainda a serem cumpridas.
Para este evento de “chronos” e “kairos” a serem estabelecidos a Bíblia nos informa que ele é iminente, isto é, “que ameaça acontecer breve”, que ele não depende de nenhum aviso prévio, ou cumprimento de algo antes,
Como o “chronos e kairos” da volta de Cristo é de exclusiva competência de DEUS, e não existe nenhuma condição prévia ou aguardar qualquer acontecimento ou sinal antes, para nos prepararmos, precisamos saber de três coisas:
1ª) Não podemos contar com certo período de tempo que decorrerá antes de Seu retorno; portanto, devemos estar sempre preparados, pois Ele pode vir a qualquer momento.
2ª) Não podemos marcar uma data para o retorno de Cristo.
3ª) Não podemos necessariamente dizer que só porque a vinda de Cristo é iminente, ela acontecerá logo. Pode acontecer logo, mas não necessariamente.
Sendo assim deveríamos, como cristãos, nos motivarmos á uma vida em que o nosso tempo fosse dedicado prioritariamente para aguardar o “arrebatamento” que marca a volta de Cristo.
Aonde você desejaria estar por ocasião do arrebatamento?  O melhor lugar é na igreja de Cristo. Com um coração arrependido e humilde? Ou cheio de desejos e esperanças deste mundo?
“Se deixarmos passar o tempo para nos arrependermos, ficaremos arrependidos para sempre de termos deixado passar o tempo”  Thomas Adams

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos deixe seu comentário.