sexta-feira, 25 de março de 2011

Ação de Graças

Ação de Graças



Por Pr. José Sergio Ackel


Texto: Levitico 7:11-15
Introdução: Na quarta quinta-feira do mês de novembro (25/11) comemora-se o feriado americano chamado “Dia Nacional de Ação de Graças”. Esta comemoração nos leva a pensar o quanto de gratidão estamos expressando ao SENHOR em todos os dias de nossa vida? O que agradecemos? Como agradecemos?
O SENHOR estabeleceu a oferta de um sacrifício pacífico por “oferta de ação de graças” (Lv 7:12), para que todo aquele que desejasse “agradecer ao SENHOR” o fizesse de forma aceitável. Sabemos que Cristo cumpriu toda a lei por nós, mas a gratidão deve ser reconhecida pelas bênçãos que o Senhor nos dá:
1-   Provisão de nossas necessidades materiais (Mt 6:11,30-34; JOÃO 6:11; 1ª Tm 4:3-4,
2-   Preservação e proteção de nossos amados em Cristo (At 28:15; Ef 1:16; 1ª Ts 1:2,
3-   Perdão e salvação em Jesus Cristo (Rm 7:25; 1ª Co 1:4; Cl 1:12)
4-   Palavra Santa (Bíblia) que nos guia á verdade de Deus (Lc 10:21)
5-   Providência divina sobre todas as coisas (Ap 4:9;7:12;11:17)
Conclusão: Como tem sido as nossas “ações de graças” por todas as bênçãos que nos são concedidas pelo Senhor?. Nossas orações de louvor e agradecimento se fazem presentes em nossas reuniões e comemorações familiares? Demonstramos nossa gratidão quando nos esforçamos para fazer as coisas que agradam a Deus, pela nossa obediência. Demonstramos nossa gratidão a Deus quando o louvamos, não para receber mais, mas pelo que já temos recebido. Nossa gratidão é porque nada nos tem faltado, e com confiança de que nada virá a nos faltar também. Como forma de gratidão devemos nos esforçar para estarmos presentes em nossas reuniões e encontros de oração.  “Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1ª Ts 5:18

GRATIDÃO

GRATIDÃO



Por Pr. José Sergio Ackel


Salmo 100
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” (vs 4,5)

Sempre, sempre comece o seu dia com espírito de gratidão, e termine reconhecendo o quanto o SENHOR fez por você neste dia, conte as bênçãos! “Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar a tua begnidade, e todas as noites a tua fidelidade.” Salmo 92:1-2) 
A gratidão é uma virtude que precisa ser cultivada e desenvolvida continuamente. Precisa ser parte de nossa vida, uma marca indelével em nosso coração. Muitas e muitas vezes não nos lembramos de agradecer e apenas reclamamos. O sentimento de gratidão nos livra da preocupação e nos acalma, temos paz no coração, um espírito quieto e manso que faz com que nosso sono seja intenso, nos livremos das tensões que a vida e os homens nos impõem.
A gratidão cura as doenças psicossomáticas e crônicas. Cura as dores da alma, afetivas, como a depressão, a tristeza, a solidão, melancolia, baixa auto estima, insônia e ansiedade.
Ela faz com que em vez de só reclamar e se focar nos problemas, defeitos e faltas, possamos enxergar o lado bom que o SENHOR nos proporciona. Quando deixamos de cultivar o hábito de agradecer ao SENHOR por todas as coisas, não somos capazes de sentir felicidade, porque ficamos “focados” no que não tivemos, no que não temos e achando que nunca temos o suficiente, o que nos leva aos sentimos de ciúme e inveja descontrolados.
Em vez de ficar se lastimando mude essa atitude de “vítima” para uma atitude positiva, agradecendo pelas bênçãos concedidas pelo SENHOR, mesmo por aquelas que foram tomadas por uma decisão errada e agora temos que arcar com as responsabilidades (cônjuges incrédulos e incompreensíveis, filhos rebeldes e malcriados, empregos extorsivos, saúde debilitada por causa de vícios, namoros libertinos e suas terríveis consequências (filhos sem pai e indesejados), utilizado mal o nosso tempo na mocidade..etc.)  
Devemos ser sempre gratos ao SENHOR pela sua eterna misericórdia e capacidade de nos perdoar sempre e, fazendo com que nossos erros, cabeçadas e decisões desacertadas, ao final, cooperem para o nosso bem.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” Romanos 8:28

A Um Passo da Depressão

A Um Passo da Depressão



Por Pr. José Sergio Ackel

Estima-se que chegue a mais de 120.000.000 (cento e vinte milhões) o número de pessoas que sofrem de depressão no mundo todo. Ela pode ser menor, distimia (leve) e maior. Não é de maneira alguma a doença do século, já no século V a.C. Hipócrates classificou a “melancolia”, que é uma das características da depressão maior, como doença. É uma doença “do organismo como um todo”, que compromete, a partir do pensamento o humor e posteriormente o físico A depressão altera a maneira como o indivíduo vê o mundo e sua realidade, afetando as relações sociais e familiares. Faz parte da sintomatologia: alterações do apetite, insônia, pouca energia, baixa auto estima, falta de concentração e desesperança. É uma doença de ordem psíquica. Ter sentimentos depressivos é normal, sobretudo após experiências que nos causam qualquer tipo de perda (afetiva, material). No entanto, se os sintomas se agravam e perduram por mais de duas semanas consecutivas, deve-se procurar ajuda, para receber um diagnostico apropriado com prescrição de medicamentos e ou intervenções psicoterapeutas. Tem início com manifestações psíquicas evoluindo para manifestações físicas. Todos nós estamos sempre “a um passo da depressão” se não reagirmos biblicamente á Palavra do SENHOR, a exemplo do profeta Elias (1º Rs 19). O primeiro desejo do profeta, após ser ameaçado de morte por Jezabel, foi pedir que DEUS tomasse sua vida, passando a dormir debaixo de um zimbro, manifestando assim desejos de isolamento, desanimo, sensação de inutilidade, baixa auto estima, sono excessivo e desejo de morrer. Mas, o SENHOR, por meio de um anjo, por duas vezes, o despertou do sono fazendo com que se alimentasse, e dando uma palavra de ânimo “levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho”. E com a força daquele alimento caminhou 40 dias e quarenta noites até o monte Horebe, e ali o SENHOR ouviu suas queixas e lamentações, e mostrou a ele o propósito divino para sua vida, e que deveria ainda ungir um rei e um profeta (Eliseu) para tomar o seu lugar. Dessa maneira o SENHOR cuidou de Elias nas suas necessidades físicas, mentais (psicológicas) e espirituais. Assim o Senhor cuida dos seus, ensinando-os a não se entregarem ao desânimo, mas cuidarem de suas necessidades físicas, mentais e espirituais, mostrando através da Bíblia o Seu eterno propósito para nossa vida. O máximo que podemos nos permitir é apenas “a um passo da depressão”, porque: “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias...não se fatigarão” Is 40:31

quinta-feira, 17 de março de 2011

A Vida do Cristão Nestes Últimos Tempos

A Vida do Cristão Nestes Últimos Tempos
Texto: 2ª Pedro 3



Por Pr. José Sérgio Ackel


Introdução:
O apóstolo Pedro, inspirado por DEUS, nos revela no verso 8 que “um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia” isto significa que DEUS é onipresente, não é limitado por tempo e espaço, e Ele não está preso pelo transcorrer normal do tempo, o nosso tempo.
Mas podemos perceber pelo estado em que o mundo está vivendo, pelo nível de maldade, corrupção, apostasia das igrejas, falsos pastores e apóstolos, promiscuidade sexual, pela perda de valores humanos, em que a mais honrosa instituição divina que é a família ficou reduzida a “nada”.
Nossas crianças e adolescentes estão entregues á sua própria vontade, sendo por isso presas fáceis para os vícios, drogas, banalidade do sexo fora do casamento, entregues a paixões desenfreadas. Uma tentativa, hoje, nos Estados Unidos, é ensinar as crianças e adolescentes o valor da “virgindade”, da pureza sexual em que devem conduzir suas vidas.
Por isso a vida do cristão deve pautar-se por três valores nestes últimos tempos:

1.  Honestidade – 2ª Coríntios 8:21
Piedade – 2ª Pedro 3:11
3.Fidelidade – 1ª Tessalonicenses 2:19,20; 3:13

Conclusão: Só se vive uma única vez, e este tempo de vida que DEUS nos deu, é para ser vivido segundo á Sua santa e perfeita vontade.
Nada nos trará maior satisfação do que termos nos esforçado em viver com honestidade, com uma vida piedosa e fiel ao Nosso Senhor Jesus Cristo, á Sua Santa Palavra e amada igreja.
Não existe nada que seja comparável á saudação de Nosso Senhor Jesus Cristo quando de Sua volta para acertar as contas com seus servos em Mateus 25:21 – “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”
“Seja um homem de tal conduta e viva de tal maneira que, se todos os homens fossem como você e todas as vidas como a sua, esta terra seria o paraíso de Deus.” Phillips Brooks

TEMPO DE SABER

TEMPO DE SABER

Por Pr. José Sergio Ackel

Na língua grega a palavra “tempo” tem sentidos diferentes por meio dos substantivos “chronos”, “kairos” e “hora”, empregados com a designação especifica para cada ocasião.
Chronos é empregado para designar um “espaço de tempo”, seja breve (Mt 2:7; Lc 4:5)ou longo (Lc 8:27; 20:9), ou uma sucessão de tempos menores (At 20:18) ou maiores (Rm 16:25- eternos). Kairos significa primariamente “medida de vida”, e para tempo significa um período fixo ou temporada, ás vezes “um tempo oportuno”. Posso considerar o período de vida neste mundo.
Sendo assim, conforme At  1:6-7; o Senhor Jesus respondeu aos seus discípulos que não lhes competia saber “os tempos” (chronos) e “as estações” (kairos) que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder, com referencia á segunda vinda do Senhor Jesus Cristo e o inicio do seu reino milenar, segundo as profecias ainda a serem cumpridas.
Para este evento de “chronos” e “kairos” a serem estabelecidos a Bíblia nos informa que ele é iminente, isto é, “que ameaça acontecer breve”, que ele não depende de nenhum aviso prévio, ou cumprimento de algo antes,
Como o “chronos e kairos” da volta de Cristo é de exclusiva competência de DEUS, e não existe nenhuma condição prévia ou aguardar qualquer acontecimento ou sinal antes, para nos prepararmos, precisamos saber de três coisas:
1ª) Não podemos contar com certo período de tempo que decorrerá antes de Seu retorno; portanto, devemos estar sempre preparados, pois Ele pode vir a qualquer momento.
2ª) Não podemos marcar uma data para o retorno de Cristo.
3ª) Não podemos necessariamente dizer que só porque a vinda de Cristo é iminente, ela acontecerá logo. Pode acontecer logo, mas não necessariamente.
Sendo assim deveríamos, como cristãos, nos motivarmos á uma vida em que o nosso tempo fosse dedicado prioritariamente para aguardar o “arrebatamento” que marca a volta de Cristo.
Aonde você desejaria estar por ocasião do arrebatamento?  O melhor lugar é na igreja de Cristo. Com um coração arrependido e humilde? Ou cheio de desejos e esperanças deste mundo?
“Se deixarmos passar o tempo para nos arrependermos, ficaremos arrependidos para sempre de termos deixado passar o tempo”  Thomas Adams

O TEMPO

O Tempo

Por Pr. José Sergio Ackel

Você já parou para olhar para traz e ver quantas coisas já aconteceu na sua vida? Suas conquistas, seus estudos, seu casamento, sua esposa, seu marido, seus filhos e netos? Talvez você ainda esteja a caminho, mas vai chegar lá também. O tempo é a duração da nossa vida, colecionando dia a dia as experiências quer sejam boas ou más. Todos têm 24 horas em um dia, nem mais nem menos, e cada segundo é precioso, pois ele passa e jamais tornará a voltar, o segundo futuro ainda não chegou, vivemos apenas o segundo presente. E é ele que importa, pois nele está a nossa oportunidade de fazermos algo significante, que valorize o tempo passado, nos faça sentir amados e valorizados no presente e avançar para o futuro com confiança e plena certeza de estarmos fazendo o que realmente importa para nossa vida. Muitos se preocupam apenas em garantir e aumentar para o futuro o que ganharam até o presente, desprezando o que é de maior valia para sua vida. Qual é a melhor parte da nossa vida? Qual é a obra que nos poderá dar a melhor paga? O rei Salomão disse em Ec 3:15 – “O que é já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.” Nossa vida tem um propósito determinado por Deus, falando do tempo no Capitulo três, o rei Salomão discorreu que há um tempo determinado para todas as coisas em nossa vida; “tempo de nascer e tempo de morrer”; “tempo de chorar e tempo de rir”; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar”..., e que o homem deve saber que ele foi criado para ser eterno por um Deus eterno, por isso todo homem sabe intuitivamente que há vida após a morte – em algum lugar. Toda a nossa existência chamada “vida” serve para aceitarmos a Deus e Sua vontade para nossas vidas ou fazer, então, a nossa própria vontade. No final Salomão escreveu: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento...e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu...de tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem, porque Deus a de trazer a juízo toda a obra, e até tudo que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” (Ec 12) – Faça algo significante: Aceite a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, porque esta é a perfeita vontade dentro do eterno propósito que Deus tem para você. “Toda pessoa precisa fazer sozinha duas coisas: crer e morrer”  M. Lutero