sábado, 22 de maio de 2010

Homens fiéis. "Requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel" 1Coríntios 4:2

Homens fiéis. "Requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel" 1Coríntios 4:2

Hoje é 22 de maio de 2010, século XXI. Quantas mudanças presenciamos nestes últimos 50 anos. O homem pisou no solo lunar, faz descobertas incríveis em toda a natureza, os alimentos são fartos e os mais variados possíveis, pois antigamente comia-se pêra ou maçã só quando estávamos doentes! Em breve teremos um celular em que poderemos nos comunicar com qualquer cidadão do mundo e conversarmos em tradução simultânea de idiomas, isto é, eu falo em português e ele escuta em chinês! Só temos uma coisa a lamentar: a perda da fidelidade ao amor; á honestidade; á verdade; á sexualidade; á pureza e castidade (virgindade); ao bem e a moral; e á Deus e sua Palavra. Fidelidade é uma das virtudes mais nobres que uma pessoa pode almejar em sua vida. Fidelidade é uma força interior que faz com que o nosso espírito, alma e corpo, rejeitem com veemência e com a mais profunda convicção á todo tipo de erro, meia-verdades e mentiras que nos são dirigidas a fim de que renunciemos a todas as coisas boas criadas por Deus em nosso favor. Por exemplo: ao amor de nossa mocidade; á beleza da masculinidade e feminilidade do homem e mulher (macho e fêmea) criados por Deus; á família, á verdadeira igreja de Cristo, que segue unicamente as verdades das Escrituras, á bondade e misericórdia devida a todo ser humano. Rui Barbosa certa vez disse que o homem teria "vergonha de ser honesto" por causa do triunfo das pessoas e coisas más. A Palavra de Deus nos diz: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." 2Timóteo 4:3; isto é: deixarão de ser fieis á Deus, á Palavra Santa, e a verdadeira igreja de Cristo para poderem viver livremente conforme seus desejos carnais. VOLTE-SE PARA DEUS E Á SUA PALAVRA. SEJA UM CRISTÃO FIEL EM UMA IGREJA FIEL ÁS ESCRITURAS. "SÉ FIEL ATÉ A MORTE" Apocalipse 2:10


Pr. Sérgio Ackel

SENHOR ENSINA-NOS A ORAR. Lucas 11:1

SENHOR ENSINA-NOS A ORAR. Lucas 11:1

Introdução: Em Jesus, os discípulos puderam observar sua autoridade espiritual, seu poder maravilhoso, e sua maneira de orar á Deus. Suas orações expressavam suas necessidades durante o seu ministério remidor. Suas orações demonstravam sua intimidade de comunhão para com Deus, chamando-o de "Pai". E, em todas as situações buscava em Deus a força, a confiança e o consolo necessário. Dessa forma seus discípulos ficaram desejosos de serem ensinados pelo Mestre a orar. E o Senhor Jesus lhes ensinou como orar. Orar, é como falar com Deus, por isso precisamos saber:
1 - Por que orar?
É uma ordem –Velho Testamento –  Êxodo 22:27 / Novo Testamento –  2Timóteo 2:1-8

2. Como orar?
a. Com fé - Marcos 11:24  
b. Com sinceridade – Hebreus 10:22
c. Em nome de Jesus - João 16:23,24

3. Pelo que orar? (Lucas 11.1-4; Mt 6.9-14)
a. Santificação do nome de Deus
b. Venha o reino de Deus;
c. Seja feita a vontade de Deus;
d. Pão de cada dia;
e. Perdão dos meus pecados;
f. Perdão dos pecados dos que me ofendem;
g. Para vencer a tentação;
h. E ser livre de todo mal.
Conclusão: Por cada uma dessas necessidades o Senhor Jesus ensinou seus discípulos a falarem com Deus, buscando, assim como Ele, a força, a confiança e o consolo necessário para viver a cada dia segundo á vontade de Deus. Essas são todas as nossas necessidades que precisamos orar á Deus, para sermos vitoriosos em nossa jornada á vida eterna.
"A natureza da bondade divina não está apenas em abrir àqueles que batem, mas também em levá-los a bater e pedir." - Agostinho
"Orar da maneira correta é um dom raro." – JoãoCalvino


Pr. Sérgio Ackel

Salmo 65:2 - "Ó tu que ouves as orações, a ti virá toda a carne." Orar, é como falamos com Deus.

Salmo 65:2 - "Ó tu que ouves as orações, a ti virá toda a carne." Orar, é como falamos com Deus.

Vivemos no tempo da comunicação, em que podemos falar com quem quisermos, onde estivermos. Não só podemos falar, mas também ver e sermos vistos com quem estamos falando. Até poucos anos atrás era necessário a telefonista completar a ligação, para depois termos acesso a ela, o que poderia levar horas. Sem esquecermos que pouquíssimas pessoas tinham o privilegio de ter um telefone em casa. Ocasião em que dependíamos do favor do vizinho para receber um recado e poder falar de urgência com os familiares. Mas quando se trata de falarmos com Deus, a historia é outra. Deus estabeleceu que a maneira de nos comunicarmos com Ele seria através da oração. Orar significa apresentar diante de Deus nossos pedidos e rogos pela sua intercessão. Essa é a forma, desde a criação do homem até o fim de todas as coisas, para a vida eterna. Podemos entender a oração como uma forma de expressão e comunicação com Deus. Por meio da oração expressamos nossa adoração em espírito e verdade (João 4:24); nosso louvor de coração (Efésios 5:19); nossas intercessões (Efésios 5:18); nossas súplicas de perdão pelos nossos pecados, e da maneira ignorante em que vivemos, alheios á Sua vontade (Salmo 116:1). Também oramos pela restauração de nossa saúde (Tiago 5:14). Não existe outra maneira de falarmos com Deus, a não ser por meio da oração. Todas as nossas orações, nas mais variadas formas, devem ser feitas em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo (Efésios 5:20). VOCÊ TEM FALADO COM DEUS POR MEIO DA ORAÇÃO?? SUAS ORAÇÕES SÃO DIRIGIDAS Á DEUS POR MEIO DA INTERCESSÃO DO SENHOR JESUS CRISTO?? (Hebreus 4:12).
"Saber como falar a Deus é mais importante do que saber como falar aos homens." Andrew Murrav.


Pr. Sérgio Ackel

TAL QUAL ESTOU!

Tema: Tal Qual Estou
Efésios.

Introdução: Quão maravilhosa e profunda é a obra do Espírito Santo na conversão do pecador. Convencido pela benignidade de DEUS, através do sacrifício de Cristo Jesus, o pecador arrependido lança-se aos pés de Jesus, clamando nesta rendição “Tal qual estou eis-me Senhor, ó Salvador me achego a Ti.” A partir daí passa a conhecer a maravilha e os insondáveis mistérios da graça de Deus e a Sua benignidade, tal como nos é revelado no livro de Efésios:

I.        1:7 - Tal qual estou eis-me, Senhor, pois o teu sangue remidor verteste pelo pecador; ó Salvador me achego a Ti!

II.              2:1-3 - Tal qual estou, sem esperar que possa a vida melhorar, em Ti só quero confiar, ó Salvador me achego a Ti!

III.            4:31, 32; 5:1-2 -Tal qual estou, e sem poder, as faltas podes preencher. E tudo quanto me é mister; ó Salvador me achego a Ti!


IV.          3:14-21 - Tal qual estou me aceitarás, e Tu minha alma limparás, com Teu amor me cobrirás; ó Salvador me achego a Ti!
Conclusão: Tal qual estou, pois de outra forma o pecador não reconhecerá o SANTO. Tal qual estou, pois de outra forma o pecador não conhecerá a benignidade de DEUS e o amor do SENHOR JESUS CRISTO.

"VOCÊ NUNCA DEVE PENSAR EM PECADO SEM SE ARREPENDER." Phillio Henrv


Pr. Sérgio Ackel

SE OS HINOS FALASSEM - Cantor Cristão 266- Tal Qual Estou

SE OS HINOS FALASSEM - Cantor Cristão 266- Tal Qual Estou

Este hino nº 266, do Cantor Cristão, "Tal qual estou" foi composto por uma mulher, rebelde e descrente da benignidade de Deus. Charlotte Elliott nunca gozou de boa saúde, e durante muitos anos foi uma pessoa quase invalida. Em sua rebeldia costumava dizer: "Se Deus me amasse não teria me tratado desta maneira". Seu pai, vendo o seu sofrimento, convidou um famoso líder da hinologia francesa, Dr. César Malan, para vir á sua casa. Não alcançando êxito para falar de Deus, ele não insistiu, mas disse: "Não insisto em falar nisso, mas orarei para que você entregue o seu coração a Cristo e que se torne uma grande obreira em sua Causa." Duas semanas depois, ela mesma procurou o Dr. Malan para discutir o assunto. Ela lhe revelou como havia procurado, em toda a parte, alivio para o seu sofrimento. Procurou o SENHOR, mas não sabia onde ou como encontrá-lo. - Que devo fazer para ser cristã? - perguntou Charlotte ao Dr. Malan.
- Deve entregar-se a DEUS, tal qual está - respondeu ele.
- Será que Deus me recebe, tal qual estou? Tornou a perguntar, pensando na sua rebeldia, em seus temores, no ódio e no rancor que tinha em seu coração.
- Sim, tal qual está - respondeu o Dr. Malan. Dessa forma ela aceitou a Cristo.
Catorze anos depois, ao receber uma carta do Dr. Malan, recordou a noite da sua conversão e as palavras "tal qual estou" e sua resposta que foi "Ó Salvador me achego a Ti." Baseada nesta expressão, e pensando nas palavras de Jesus, em João 6.37, "...o que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora.", escreveu naquela noite a poesia que, se tornaria um dois mais famosos hinos de apelo á conversão. Alguns anos depois, Charlotte ficou quase paralitica e seu médico veio fazer-lhe uma visita, a fim de trazer-lhe um pouco de alegria. Trouxe-lhe um folheto com uma poesia de um autor anônimo. A poesia era confortadora, e ele quis deixá-la com Charlotte. Lágrimas encheram-lhe os olhos ao reconhecer que as palavras daquela poesia eram suas e haviam sido escritas anonimamente, há alguns anos atrás. Charlotte Eliiott morreu a 22 de setembro de 1871, com 82 anos de idade. Dos 150 hinos que escreveu, vários, ainda hoje, são cantados, porem nenhum deles atingiu a popularidade do hino "Tal Qual Estou". Um dos irmãos de Charlotte, que era pastor de uma igreja, disse: "Em todas as minhas pregações, não tenho conseguido realizar tanto quanto minha irmã com seu hino "Tal Qual Estou".

Pr. Sérgio Ackel

QUÃO PRECIOSA É, Ó DEUS, A TUA BENIGNIDADE!

Salmo 36:7 "Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade"

O que você considera de mais precioso em sua vida? O que é tão precioso a ponto de atrair os seus olhos em sua direção? Precioso significa: "aquilo que é de grande preço". Existem varias maneiras de considerarmos algo precioso para nós. Pois tudo depende do nosso estado físico, mental e espiritual. Em meio á sede e grande fome, nada seria mais precioso do que um copo de água fresca e uma porção de boa comida. Em meio á aflição e grande temor; uma palavra, sábia e amiga, que nos traz serenidade, não tem preço. Diante da eternidade de nossos dias, e a imortalidade de nosso espírito, nada pode ser de maior valor do que a benignidade de DEUS sobre nós. Quando os olhos do espírito, contemplam á necessidade de achegar-se à DEUS, mas é impedido pela sua vida de ingratidão e maldade, que sentimento de tristeza e profundo pesar toma conta do seu ser. Ingratidão por não reconhecer que todos os seus bens foram dados graciosamente por DEUS. Maldade por não agir de forma condescendente para com os mais fracos e incapazes, por se deixar levar pelo orgulho, prepotência e arrogância da sua vida mesquinha e miserável. Sentimentos que agora o fazem tremer de horror e pavor, diante do fim de todas as coisas nesta terra, e o inicio de uma vida eterna. Saciou sua sede e fome, aquietou-se e contentou-se com a vã filosofia deste mundo, mas não encontrou a paz para o seu espírito. Neste momento de compreensão do que realmente é de grande valor e importância para a vida, os olhos do espírito elevam-se, e vão de encontro á benignidade de DEUS, que os fartam de misericórdia, graça e perdão no amor do SENHOR JESUS CRISTO. Assim é para com todos os que carecem da glória de DEUS em suas vidas, porque, quando arrependidos de seus pecados, recebem o divino perdão, nada tem maior valor e preciosidade do que a benignidade de DEUS. SEUS OLHOS ESPIRITUAIS JÁ BUSCARAM A BENIGNIDADE DE DEUS? JÁ FOSTES PERDOADOS EM JESUS CRISTO DE TODA A SUA VIDA DE INGRATIDÃO E MALDADE? DEUS TE AMA. E QUER PERDOAR-TE EM CRISTO JESUS. "Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas." Salmo 36:7


Pr. Sérgio Ackel