O Ideal Puritano Para o Matrimônio
Digam-me o meu dever para com minha esposa e o dever dela para comigo.
O dever mútuo entre marido e mulher é:
- Amarem totalmente um ao outro; por isso, escolha alguém que seja verdadeiramente amável... e evite tudo quanto tenda por extinguir seu amor.
- Viverem junto, desfrutarem um do outro, unindo-se fielmente na tarefa de educar os filhos, no governo da família, no gerenciamento de seus negócios seculares.
- Ajudarem-se especialmente na santificação um do outro; despertarem, um ao outro, à fé, ao amor, à obediência a às boas obras; admoestarem-se e ajudarem-se mutuamente contra o pecado e todas as tentações; unirem-se na adoração familiar, e também na adoração particular; preparam-se mutuamente para a aproximação da morte e consolarem um ao outro na esperança da vida eterna.
- Evitarem todas as dissensões e suportarem as fraquezas um do outro, que nenhum deles pode curar sozinho; amenizar e não provocar as paixões desordenadas; e nas coisas legitimas agradarem um ao outro.
- Manterem a castidade e a fidelidade conjugal, evitando toda conduta imprópria e sem modéstia com um terceiro, o que pode provocar o ciúme; e, ainda, evitarem todo ciúme injusto.
- Ajudarem-se mutuamente a levar suas cargas (e não agravá-las, por sua impaciência). Na pobreza, nas dificuldades, nas enfermidades, nos perigos, consolarem-se e apoiarem-se mutuamente. Serem companhias agradáveis no amor santo, nas esperanças e nos deveres espirituais, quando falharem todos os confortos materiais.
Uma boa esposa é:
A melhor companhia na riqueza;
A mais apta e pronta ajudante no trabalho;
O maior consolo nas cruzes e tristezas;
E a maior graça e honra que pode haver. Para aquele que a possui.
Pr. J. Sergio Ackel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nos deixe seu comentário.