terça-feira, 30 de agosto de 2011

Por Amor á Cristo, e ao Seu Evangelho.


Por Amor á Cristo, e ao Seu Evangelho.
Texto: Marcos 8:27-38



Por Pr. José Sérgio Ackel

Introdução:
O evangelho segundo Marcos, de uma forma mais enfática que os demais, nos apresenta o “segredo messiânico” em que o Senhor Jesus em várias ocasiões solicita as pessoas ajudadas para que não revelassem nada e ficassem quietas a respeito das curas, milagres e maravilhas realizadas, por ser Ele o Messias, Filho de Deus. Após a ressurreição o segredo já não precisa ser mais observado, e agora deve ser anunciado como um “evangelho”, que significa a “boa nova” de Deus em que Jesus é Aquele que liberta do cativeiro do mundo e os coloca no Seu Reino Eterno. Nestes versos o “evangelho” é o próprio Cristo, e isso implica em reconhecer que:

1.           O Senhor Jesus é o Cristo –          vs 29;
2.          As coisas que são de Deus –         vs 33;
3.          Exige-se abnegação –                   vs 34
4.          Significa a salvação da vida –       vs 35
5.          Não podemos nos envergonhar –  vs 38

Conclusão:
O escritor, inspirado por Deus, deste evangelho foi João Marcos, possivelmente aquele jovem que fugiu desnudo depois da prisão do Senhor Jesus (Mc 14:51). Ele teve o raro privilégio de acompanhar Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária, mas fracassou em ficar com eles na viagem inteira, preferindo voltar para casa. Por causa disto, o apostolo Paulo recusou-se a leva-lo na segunda viagem, assim ele foi com Barnabé para Chipre (At 15:38-40). Porém, alguns anos mais tarde ele esteve outra vez com o apóstolo Paulo (Cl 4:10; Fm 24), e antes da execução do apóstolo Paulo ele foi solicitado para estar com ele (2Tm 4:11). João Marcos serviu aos pés do apóstolo Pedro, carinhosamente chamado de meu “filho” (I Pe 5:13), o que pode indicar ter sido ele a levá-lo á Cristo, ou ao menos tê-lo batizado.  
João Marcos foi discípulo que realmente “amou á Cristo e ao Seu evangelho”
Diz a tradição que João Marcos sofreu o martírio e foi arrastado aos pedaços pelo povo da Alexandria, na frente de Serapis, seu ídolo pagão.
Mc 10:29 – “Amar a Cristo é amar o Seu evangelho e isto implica em que tudo o mais torna-se secundário. O “evangelho pós-moderno” não aceita perder nada, por isso seus crentes perderão tudo.”

POR QUE RAZÃO FOMOS SALVOS POR DEUS?


POR QUE RAZÃO FOMOS SALVOS POR DEUS?



Por Pr. José Sérgio Ackel

Existe um hino que tem a seguinte estrofe: (377 C.C Não Sei Porque)
- “Não sei por que de Deus o amor a mim se revelou”
-“ Por que razão o Salvador pra Si me resgatou.”
Quando pensamos que fomos salvos unicamente pela graça e favor de Deus, porque em nós mesmos não tínhamos nada para oferecer a Deus, rebeldes contra Sua palavra e a sua vontade para nossas vidas, podemos questionar por que razão fomos salvos por Deus? A salvação do pecador é o alvo estabelecido por Deus, antes mesmo do pecado de Adão e Eva, por causa de Sua onisciência. Estabelecendo em Cristo Jesus, por meio de Sua morte expiatória na cruz, a maneira pela qual todos os homens poderiam ser salvos, isto é, ter os seus pecados perdoados, e o cumprimento de sua justiça. A partir então da morte de Cristo, sepultamento, ressurreição, e ascensão temos a mensagem central do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Essa mensagem contém o poder de Deus para salvação, (Rm 1:16) sendo esta a razão pela qual fomos salvos por Deus, anunciar este evangelho, conforme Marcos 16:15,16 – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” – Pregai o evangelho é a ordem, sede meus portadores da oferta de salvação dada graciosamente por Deus. Esta ordem foi seguida fielmente pelos apóstolos e discípulos de Jesus Cristo, conforme encontramos em Atos 5:42 – “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo.”; Efésios 3:8 – A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo.” Anunciar o evangelho é a razão de nossa salvação. Para o aperfeiçoamento dos santos (igreja) Deus concedeu uns para apóstolos (os doze + Paulo), outros para profetas (apóstolo João), e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores (Ef 4:11), e nesta lista ou nos Livros do Novo Testamento não encontramos a palavra “missionários”. Porque “missionários” são todos os salvos em Cristo Jesus, cuja obrigação e dever é anunciar o evangelho a toda criatura. Fomos salvos para sermos servos, cuja missão é anunciar a Jesus Cristo e ensinar o Seu evangelho, que é o único e verdadeiro da parte de DEUS. Há muitos que para cumprir essa missão entregam-se voluntariamente para servir em lugares longínquos, e até mesmo em países estrangeiros, por amor ao “evangelho”. Prontos até mesmo a darem suas vidas.
Mas na essência todos somos chamados para anunciar e ensinar sobre Jesus Cristo e Sua obra redentora.
“Testemunhar não é algo que fazemos; é algo que somos.” Anônimo
“O cristão é chamado para ser testemunha, não para participar da denuncia” Doug Barnett

Quanto de tempo tem DEUS?


Quanto de tempo tem DEUS?



Por Pr. José Sérgio Ackel

Simplisticamente podemos dizer que DEUS tem todo o tempo do mundo em suas mãos. Ele não está sujeito á segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, ou séculos. Ele é atemporal e não atempado (que tem tempo ou prazo marcado). Ao criar todas as coisas, criou os luminares sol e lua para marcar o dia e a noite, nascer e por do sol, criou as estações do ano, e os homens fizeram o seu calendário em dias meses e anos. Deus age sempre segundo o seu “propósito”, determinado pela sua soberania. Ao estabelecer com Adão uma “aliança” em que enviaria o seu Filho por meio da semente da mulher (Gn 3:15 x Gl 4:4), Deus elegeu em Abraão, 2.166 anos antes de Cristo, a formação de um povo para que esta promessa fosse realizada. Em Cristo criou a “igreja”, iniciada com a pregação do apóstolo Pedro (Atos 2:38) em Jerusalém e, levada a todo o mundo conhecido de então pelo trabalho missionário de cada apóstolo e homens e mulheres convertidos pelo poder do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, chegando até os dias de hoje, 30 de janeiro de 2011. Quanto tempo mais terá até a volta anunciada de Cristo, não sabemos, apesar dos sinais que precederiam este evento estão se tornando cada vez mais visíveis, aliás, se fosse da vontade de Deus este fato já teria se consumado nos dias do apóstolo Paulo. Na verdade o “tempo” que Deus têm é limitado pelo seu amor, e por causa desse “amor” Ele é longânimo, como nos informa o apóstolo Pedro (II Pe 3:9) – “o Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. Longânimo significa que Deus vai usar todo o tempo que Ele têm, para aguardar que você venha a arrepender-se e crer em Cristo Jesus, porque se Cristo voltar antes que você se arrependa, então não haverá mais oportunidade de perdão e salvação para você. Ele não vai voltar para que todos possam vir a crer, pois para isso nos deixou os evangelhos, conforme Evangelho de João 20:29-31 – “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” A sua volta não trará oportunidade para que as pessoas possam vir a crer, mas marcará o inicio do juízo e justo castigo de Deus.  “Hoje se ouvirdes a sua voz, ..” (Hebreus 4:7). MARANATA, creia em Jesus Cristo, hoje, arrependa-se de seus pecados conforme as Escrituras. Ainda dá tempo.

O Cristão Deve Ser exigente Com Sua Vestimenta Neste Mundo


O Cristão Deve Ser exigente Com Sua Vestimenta Neste Mundo
Texto: 2 Co 5; Apocalipse 3


Por Pr. José Sérgio Ackel

Introdução: A maneira como nos vestimos reflete nossa personalidade. São as cores, o tipo de roupa, blusas e agasalhos, meias, sapatos e outros. Estar nu é uma coisa inaceitável, mesmo em nossos sonhos, pois ficamos envergonhados e procuramos nos ocultar para que ninguém perceba. Espiritualmente falando, estar nu significa tanto na Velha Aliança como no Novo Testamento o fato de estarmos “descobertos”, “sem disfarces” e com nossas obras plenamente expostas perante DEUS.  A Palavra de Deus nos adverte que precisamos ser encontrados vestidos e não nus por ocasião da volta de Cristo. Da seguinte forma:

1-               Homem interior plenamente renovado – 2Co 4:16-18;
2-             Com um corpo revestido para habitar no céu – 2 Co 5:1-2;
3-             Preparado por Deus – 2 Co 5:4-6

Para isso, precisamos:

1-               Ter sempre bom animo – 2 Co 5:6-7;
2-             Ter sempre confiança – 2 Co 5:8
3-             Agradar sempre o Senhor – 2 Co 5:9

Sabendo que:

1-               Nossas vestes devem ser reais – 2 Co 5:3;
2-             Vamos comparecer perante o tribunal de Cristo – 2Co 5:10

Conclusão: Como estamos vestidos hoje? Estamos preparados para o encontro com o SENHOR? Estamos no lugar em que podemos ser encontrados por Ele na Sua vinda?

“É alto o preço de uma vida de baixo nível.” J. Blanchard
“Os pecadores perdem a Deus deliberadamente por causa de um amigo” Matthew Henry
“O pecado carrega em si dois castigos: vergonha e medo.” E. Marbury

VESTINDO-SE COMO CRISTO


VESTINDO-SE COMO CRISTO


REFLETINDO A PRESENÇA DE CRISTO:

As palavras de Joseph Parker sobre a comunicação oral são notáveis.

“Há um mistério na tonicidade das palavras, no sotaque, no tom, na inflexão da voz, na escolha de vocábulos, na expressão de entusiasmo de um rosto.
Quando os homens se encontram em situações difíceis, quando lutam contra grandes nuvens de tristeza, descobrem em si mesmos qualidades anteriormente ignoradas. É durante as crises que os homens se revelam. A fala inclui mais do que palavras; ela compreende também o tom de voz e a expressão fisionômica. Poderíamos dizer ainda que a fala dos cristãos demonstra se eles realmente são cristãos ou se apenas seguem uma tradição.
A comunicação entre os salvos por Cristo deve ser de tal forma diferente que revele a sua crença. Se duas pessoas usam de expressões bondosas no tratamento entre si, mostram fé e esperança nos destinos da humanidade, se interessam em melhorar a situação difícil dos seres humanos, auxiliando os necessitados, cegos, doentes e perdidos e nós haveremos de sentir que tais indivíduos estiveram realmente com o Nazareno, o Galileu, o Carpinteiro, o Filho de Deus, o Homem que por nós morreu no Calvário. Se a nossa fala diária não divulgar que somos seguidores de Cristo, consequentemente todo o ritual e crença ostentosa serão falhos, hipócritas e sem valor!”
Como podemos, então, adquirir o sotaque do Homem da Galiléia? Devemos viver como Ele! Colocá-Lo em um lugar importante nas nossas vidas. Chamá-Lo frequentemente aos nossos corações, viver na Sua presença e imitá-Lo.

FÉ, SUA APARÊNCIA
 Ouvi falar de um homem que, há anos atrás, empurrava um carrinho de mão equilibrado numa corda esticada sobre o rio Niágara, América do Norte. Milhares de pessoas o aclamavam, enquanto era colocado um saco de areia de 100 quilos sobre o carrinho, que o homem empurrava de um lado para o outro. Em certa ocasião, olhou para a multidão e perguntou:
  - Quem aí acredita que eu posso carregar um homem neste carrinho?
  - Todos acreditam! Falou um espectador da frente da fila muito entusiasmado.
  -  O homem, então, voltou-se para ele dizendo: Pois venha você!
  Diante disso, o homem imediatamente retirou-se, pois não cria de fato.
Ele pensava que cria, mas não queria de modo algum dar prova de sua crença. Igualmente acontece com relação a Cristo. Muitos dizem que crêem n’Ele e que o seguem. Mas não fazem nada para entrar no carrinho de mão. Tais pessoas nunca assumiram um compromisso ou se submeteram realmente a Cristo.
 (extraído do livro de ilustrações de Natanael de Barros Almeida – V.Nova)

Quando se precisa ser encontrado


Quando se precisa ser encontrado



Por Pr. José Sérgio Ackel

Sempre ensinamos nossas crianças que quando se perderem de nossas mãos, precisam ficar no mesmo lugar em que nos encontrávamos antes, pois é ali que voltaremos para achá-las.
Podemos aplicar esta idéia para aqueles que largam a mão de Jesus, por um instante, atraídos por um segundo pelas coisas do mundo, e acabam perdendo-se d’Ele.
Na Bíblia encontramos muitas pessoas assim, por um instante largaram das mãos de DEUS, e não quiseram voltar para serem achadas, tais como: Acã (Josué 7); Geazi (2º Rs 4:8 – 5:27); Ananias e Safira (At 5:1-11); Demas (2ª Tm 4:10), e outros.
Davi por um instante largou das mãos do SENHOR, mas exortado, por ordem do SENHOR, pelo profeta Natã, arrependido voltou, para ser encontrado novamente (2º Sm 12); o filho pródigo, depois de todo pecado, levantou-se e disse “irei ter com meu pai” (Lc 15:11-32), perderam-se, por um instante, mas arrependidos voltaram para serem encontrados por DEUS.
Muitos pensam que podem largar “as mãos de DEUS” para perambularem pelo mundo, atraídos pelas baladas, happy-hour; bailes, bebidas, drogas, sexo fácil, cinema, igrejas que satisfazem seus desejos com música, palmas, novidades, e outros shows.
Quando se larga ás mãos do SENHOR, o único lugar que existe para ser encontrado por Ele é a igreja. O tempo para se viver segundo as vaidades e desejos do corpo e mente já acabou (1ª Pe 4:3). Em breve o Senhor Jesus voltará (Ap 22:20), e como você deseja ser encontrado por Ele; na igreja ou perdido no mundo? Você vai ser como uma das “virgens loucas” que deu com a cara na porta, ouvindo do Senhor: “vos não conheço” (Mt 25)? Arrependa-se, e volte para a igreja, para ser encontrado ali, pelo Senhor Jesus. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir” Mateus 25:13

A Velha e a Nova Aliança com DEUS


A Velha e a Nova Aliança com DEUS



Por Pr. José Sérgio Ackel

Texto: Hebreus 8:13 e II Coríntios 3:6-14
(Gn 15; Ex 20; Jr 31-34; Lc 22:20; Hb 8; 13:20,21)
Introdução:
Nos moldes atuais as alianças são celebradas de comum acordo entre as partes. E o que se busca é sempre a forma do ganha-ganha, se está bom para você, está bom para mim também. Essa forma conciliatória é muito boa para se resolver conflitos de interesses, aonde ambas as partes saem com alguma conquista. Negociar os termos é a palavra de ordem. Assim pensam as pessoas da mesma forma quando ouvem falar da Velha e a Nova Aliança com DEUS. DEUS ganha e eu também. Mas a verdade é que uma aliança é feita da seguinte forma: (Ex 20)

1.          Uma das partes é soberana;
2.         Recorda-se o fato histórico (razão desta aliança);
3.         Estipula-se os termos desta aliança;
4.         Fazem-se os votos de cumprimento;
5.         O cumprimento traz bênçãos ou punições;
6.         O selo é sempre por meio de sangue.

Conclusão:
Dessa forma entendemos o real significado de uma aliança, segundo os moldes retratados na Palavra de Deus, assim foi com Adão, Noé, Abraão, Moisés e aliança de Jesus Cristo com sua igreja.
Razão pela qual precisamos nos conscientizar do verdadeiro significado desta “aliança” em que nos encontramos com DEUS.
O relacionamento continua o mesmo “Soberano e servos”, “obrigações e bênçãos”, “desobediência / disciplina”.
Temos uma aliança em que DEUS não só prometeu redimir a todo o que crê em Cristo, mas selou e confirmou esta aliança com o Seu próprio sangue.
Por esta razão servimos e adoramos um DEUS que nos deu uma completa e eterna redenção.
“Quando a lei de Deus está escrita em nosso coração, nosso dever é nosso prazer.”    John Flavel

LEMBRETES IMPORTANTES


LEMBRETES IMPORTANTES: (Efésios, Colossenses, Pedro)




Por Pr. José Sérgio Ackel


I – Aos MaridosSeja sempre um cavalheiro, gentil, educado e cortês. Sensível para com sua esposa que é a parte mais frágil e delicada desta união. Exerça sua liderança com firmeza e responsabilidade, conquistando-a por meio de respeito e admiração. Tenha sempre um coração bom, tendo paciência, tolerância e um grande amor por sua família. Evite olhar e comentar a respeito de outras mulheres, resguardando seus olhos e mente de programas e leituras que levam á lascívia e sensualidade. Mostre que Cristo é o seu Senhor. Seja sempre uma benção.
II – As EsposasSeja sempre feminina, graciosa, meiga e gentil. Tenha sempre palavras de sabedoria em seus lábios, promovendo a paz e a harmonia no lar. Demonstre sempre respeito e submissão ao seu marido, ele é a cabeça da esposa. Atavie-se com trajes modestos e respeitosos, de modo a não provocar ciúme ou lascívia, demonstrando ser uma esposa fiel e temente a Deus, boa dona de casa, cuja missão é agradar seu esposo. Use de enfeites, cosméticos e penteados que a torne graciosa, sem serem chamativos. Mostre que Cristo é o seu Senhor. Seja sempre uma benção.
 III – Aos FilhosSejam obedientes e respeitosos aos pais. Demonstrem integridade no caráter, sendo amigos verdadeiros, e sempre atenciosos para com os pais e demais irmãos. Guardem a pureza de suas mentes, saúde de seus corpos e a virgindade com a qual Deus tem colocado como selo de amor, dignidade, e honra até o dia de seu matrimônio (rapazes e moças). Fujam das paixões da mocidade, dediquem-se aos estudos e o alvo de uma profissão. Façam tudo para a glória e honra de Nosso Senhor Jesus Cristo. Seja sempre uma benção.
IV – Aos Irmãos em Cristo (na igreja)Sejam cordiais no trato uns com os outros, tendo consideração para com os fracos na fé e zelo para com os novos convertidos. Tenha sempre um espírito perdoador e amável. Utilize-se sempre de misericórdia e graça para com todos. Sejam submissos ao pastor e lideres da igreja. Mostre que Cristo e o Seu evangelho são as diretrizes de sua vida. Seja realmente uma benção.
V – Aos empregadosSejam honestos, assíduos e pontuais, produtivos, e respeitosos das normas e regulamentos da empresa. Sejam fieis e dedicados, não respondões nem insatisfeitos. Que todos possam ver a Cristo em seu caráter e conduta em todas as ocasiões – Deus seja louvado.
“Quando a lei de Deus está escrita em nosso coração, nosso dever é nosso prazer.”    John Flavel

Mansidão


Mansidão

Por Pr. José Sérgio Ackel



Romanos 12:18 – “quanto estiver em vós”
Certa vez um pintor pegou uma tela e a cobriu inteiramente com uma tinta branca, pura e aveludada, extremamente agradável aos olhos, e no cantinho esquerdo, como por distração deixou uma pequenina gotinha preta. E quando ele exibia este quadro para as pessoas elas ficavam encantadas, mas quando percebiam a presença da gotinha logo apontavam para ela, perdendo o interesse pelo quadro.
“O QUE VOCÊ ENXERGA NOS OBJETOS E PESSOAS AO SEU REDOR: VIRTUDES OU DEFEITOS?”Não precisa responder, nós já sabemos a resposta!
Ao contrário de todos nós o Senhor DEUS, quando nos olha, vê o que é bom, aquilo que de maior valor nós temos para Ele, um espírito regenerado, transformado pelo Seu poder de amor e perdão. O amor de Deus que é derramado em nossos corações (Rm 5:5) nos ensina a amar e a contemplar da mesma forma o que há de mais belo nas pessoas e em tudo que diz respeito á nossa vida. Existem pessoas que só enxergam o lado negativo e os defeitos dos outros. Existem pais que só sabem ver os erros e defeitos dos filhos e nunca suas virtudes e acertos. Pode ter várias notas dez no boletim, mas só vai enxergar aquela ultima vermelhinha, lá no final do boletim. Existem maridos e esposas, que só enxergam e só conseguem ver os erros e defeitos dos seus cônjuges e nunca conseguem ver suas virtudes e acertos. Para viver em paz com a família faça o seguinte: valorize as virtudes, não focalize nos defeitos. Deixe Deus ver e agir nos defeitos, pois todos irão prestar contas deles diante do Seu trono.  Se for possível, quanto estiver em vós, tendes paz com todos os homens (Rm 12:18). Seja uma pessoa educada, mansa e gentil, nunca responda ou busque tirar satisfação quando se julgar ofendida ou magoada. Perdoe, entregue tudo nas mãos daquele que julga retamente (1ª Pe 2:23). Este é o ensino e o próprio exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo – Para todos que tem o hábito de surtar, Ele diz: “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas – Mt 11:29”